Papel e Celulose
Case

Indústria Papeleira

Redução e prevenção de multas ambientais.

Problema: Excesso de emissão de material particulado nas chaminés de uma papeleira. O processo possuía mais de 100 variáveis que já eram monitoradas e influenciavam diretamente a emissão de materiais particulados, a quantidade excessiva de dados tornava difícil o processo de análise de causa raiz, dificultando também a tomada de ações corretivas para adequação às normas ambientais.

Solução: Após tratamento dos dados coletados foi utilizado o Módulo de Inteligência Artificial, B-Zek, que testa diversos algoritmos de Machine Learning e devolve o resultado daquele que possuir maior confiabilidade, diminuindo o tempo de análises de causa raiz e auxiliando na tomada de decisões mais assertivas e imediatas.

Resultado: O processo ficou mais transparente e foi possível compreender quais variáveis que mais influenciam na emissão de poluentes, traçando medidas preventivas diretamente na causa raiz dos problemas.

Módulos Utilizados: B-Zek

Retorno sobre Investimento de 400% (*)

Redução do impacto ambiental do processo.

(*) Considerando uma multa por ano com valor médio de multas emitidas pelo IEMA relacionadas a material particulado. Fonte: IEMA aplica multa