All for Joomla All for Webmasters
+55 (11) 4858-1360 | +55 (15) 9 9146-6536 Seg - Sex 09:00 - 17:00 Rua Elias Ayres do Amaral, 226 - Sorocaba – SP

Quanto custa um processo mal sintonizado?

Ao longo do tempo, os processos se modificam. Seja pelo desgaste natural dos equipamentos ou mesmo alterações de parâmetros por conta de requisitos de produto, o fato é que muitas vezes esquecemos de rever se a estratégia que estamos utilizando para as lógicas de controle ainda são válidas.

Quando se especifica um ponto de operação, quaisquer variações em torno deste pode representar um desperdício. Imagine que você possui um compressor operando a velocidade nominal, mas só precisa de metade da pressão fornecida e por isso usa uma válvula de escape para dispersar a pressão excedente. Reduzir a velocidade parece ser uma opção mais interessante, correto?

Nem todos os pontos de desperdício são fáceis de se identificar e otimizá-los também é uma tarefa muitas vezes complexa. Falando somente de PIDs clássicos, existem mais de 46 técnicas diferentes de sintonia, cada qual trazendo benefícios para um tipo específico de processo.

Em nosso blog iremos constantemente tratar deste assunto em detalhes, dando dicas de como detectar pontos de melhoria na planta e o quê fazer depois de encontrá-los.

Fique por dentro!

About the author

Leave a Reply